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Desde o final do primeiro trimestre do ano passado, sempre priorizando o bem-estar e, acima de tudo, a segurança das pessoas, a ABTI tomou decisões responsáveis e agiu com dedicação e comprometimento para garantir a continuidade do comercio exterior em um ambiente hostil minado por restrições de todo tipo. Durante esse período de limitações, considerando as recomendações nacionais e internacionais, assim como a avaliação dos cenários desencadeados pela pandemia na cidade em que estamos presentes, Uruguaiana-RS, a associação comprometeu-se com um retorno gradual, controlado e seguro de sua equipe ao ambiente físico de trabalho, reuniões e visitas técnicas.

Está na hora de dar mais um passo, com base na evolução da vacinação, assim como a sociedade em geral, a ABTI se encaminha para uma retomada, mesmo que gradativa, das atividades presenciais e eventos, sempre seguindo rigorosamente os protocolos obrigatórios e limitações de público. E assim, não havendo outros impedimentos, a Associação confirma a realização do 3º Congresso Itinerante do Transporte Rodoviário Internacional.

O 3º Congresso ITRI será realizado na cidade de Uruguaiana, no dia 09 de novembro, e tem como objetivo apresentar aos transportadores e representantes do transporte rodoviário, os avanços e mudanças que o setor enfrenta. Será um evento híbrido, com vagas limitadas, visto que é preciso cumprir com as medidas sanitárias, portanto, sem a possibilidade da presença de grande público, além disso, viabilizando a participação de todos os interessados.

Desde o início, quando se pensou no perfil que o Congresso apresentaria, foi decidido que o mesmo seria itinerante, pois, a proposta é que a Entidade vá ao encontro de seus associados, realizando o evento em diferentes cidades polo do Transporte Internacional. Entretanto, quando se enfrenta um momento difícil, como o da pandemia, é preciso reiniciar todo o sistema para retomar a segurança do processo, por isso, a escolha de Uruguaiana para o evento de reencontro com os associados.

Como de costume, a Associação proporcionou espaço e voz às empresas associadas, para que estas sugerissem quais assuntos seriam apresentados no Congresso. Até o momento já foram confirmadas duas temáticas: Fiscalização no Transporte Internacional e Procedimentos. As demais sugestões ainda estão sendo analisadas, qualquer novidade será devidamente informada.

O Congresso é uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre o transporte rodoviário internacional. Durante o evento serão apresentados conteúdos fundamentais para quem busca agilidade e desburocratização. Não fique de fora, participe!

Dúvidas ou informações, tratar no telefone (55) 3413-2828 ou pelo WhatsApp (55) 9 8156-0000.

Em breve mais novidades sobre o evento. Acompanhe também a página no Facebook Congresso Itinerante do Transporte Rodoviário Internacional.

Não perca tempo, as vagas são limitadas! Inscreva-se!

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O governo argentino publicou ontem o Decreto 678/2021 que estabelece medidas gerais de prevenção contra a Covid-19 válidas a partir de hoje (1º de outubro) até 31 de dezembro de 2021. Há 10 dias, considerando a melhoria da situação epidemiológica na Argentina, o Governo anunciou uma série de flexibilizações nas medidas sanitárias, entre elas a não obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre e a autorização de entrada de estrangeiros no país.

A normativa argentina prorroga até o dia 31 de outubro de 2021, o Decreto 274/2020 e suas sucessivas prorrogações, contudo, estão isentas da restrição de ingresso no país, pessoas nacionais ou residentes em países limítrofes, desde que cumpram as indicações, recomendações e requisitos sanitários e migratórios de entrada e permanência no país estabelecido ou a estabelecer pela vigilância sanitária local.

Ainda, a Dirección Nacional de Migraciones, organismo descentralizado que atua na esfera da Secretaría de Interior del Ministerio del Interior, poderá estabelecer exceções às restrições de entrada. Em todos os casos, a DNM é que irá determinará e habilitará os pontos de fronteira para ingresso no território nacional, através dos corredores seguros, estabelecidos de acordo com o art. 16 do Decreto nº 260/20, e regulamentações complementares ou autorizações de exceções que vierem a ser exigidas.

O Decreto 678/2021 estabelece que a abertura das fronteiras se dará em 1º de novembro de 2021 para a entrada de estrangeiros não residentes, desde que cumpram os requisitos de imigração e sanitários em vigor ou que venham a ser determinados. O ingresso em território argentino será exclusivamente através dos corredores de segurança estabelecidos. Diante disso, cabe reforçar que os únicos corredores seguros definidos até o momento são em Mendoza e Puerto Iguazu, portanto, as demais fronteiras ainda aguardam as determinações da DNM.

Permanecem isentos das restrições de ingresso, os tripulantes do transporte internacional de cargas que realizam atividade por via aérea, terrestre, marítima, fluvial e lacustre. Portanto, o protocolo realizado pelos tripulantes do TRIC, continua o mesmo, sem nenhuma alteração.

Para fins de esclarecimento, a ABTI reforça que a maioria das fronteiras ainda não liberou o cruze, assim como ainda não definiram os requisitos sanitários obrigatórios, que não deverá ser muito diferente do estipulado inicialmente pelo governo argentino:
• Calendário de vacinação completo, com data da última aplicação de pelo menos 14 dias antes da chegada ao país.
• Teste PCR negativo nas 72 horas anteriores ao ingresso, ou antígeno no ponto de entrada (a ser definido pela autoridade sanitária).
• Teste PCR do 5º ao 7º dia de ingresso (definido pela autoridade sanitária).

Desta forma, quem ingressar como turista terá que realizar teste no máximo 72h antes do ingresso e será testado novamente do 5º ao 7º dia depois da entrada no país, será obrigatória a vacinação completa com no mínimo duas semanas da última dose, além de ter que indicar o endereço de estadia para a vigilância sanitária.

Aos tripulantes do transporte rodoviário internacional de cargas, a Associação reforça a importância da vacinação completa (duas doses ou dose única), para auxiliar nas negociações de flexibilização das medidas para a atividade.

Confira o Decreto 678/2021 na integra. Qualquer novidade em relação à habilitação das fronteiras para o ingresso de turistas, será divulgada.

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A ABTI encaminhou um ofício ao Ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, relatando a situação preocupante que o setor do Transporte Rodoviário Internacional de Cargas enfrenta na fronteira de Foz do Iguaçu com o Paraguai. A falta de estrutura no lado paraguaio não comporta o fluxo diário que o transporte internacional demanda naquela fronteira.

O lado paraguaio suporta diariamente de cem a duzentos veículos, enquanto que do Brasil ingressam de trezentos a quatrocentos caminhões por dia, o que ocasiona retenção desses veículos na cabeceira da ponte, atrapalhando o movimento comercial. Além disso, provoca atraso no trâmite aduaneiro, aumentando o tempo de espera e de custos para o transportador.

Este é um problema recorrente na fronteira com o Paraguai que impacta toda a cadeia logística do setor aduaneiro, pois como a lotação atinge sua capacidade máxima nas dependências da Administración Nacional de Navegación y Puertos (ANNP), os reflexos são sentidos diretamente na Multilog de Foz do Iguaçu e sua capacidade de recepção/liberação de veículos.

No início do mês, a Dirección Nacional de Aduana do Paraguay, através da Resolución DNA 1130, que trata sobre a lotação dos caminhões na cabeceira da Área de Controle Integrado de Ciudad del Leste – Foz de Iguaçu, reconheceu que esta situação gera ao transporte atrasos nos prazos estabelecidos para a liberação das mercadorias.

Diante disso, considerando que os principais avanços no comércio exterior se deram pelo trabalho em conjunto, a Associação solicitou uma intervenção do Itamaraty na busca por uma solução rápida para o problema exposto. Desta forma, propondo ações que auxiliem no desenvolvimento do comércio internacional, para que o mesmo contribua para o equilíbrio da balança comercial.

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Cep: 97502-360
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