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Conforme é de conhecimento, na próxima terça-feira, 12 de outubro, é feriado nacional alusivo a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Diante disso, a Alfândega da Receita Federal do Brasil em Uruguaiana informou através do Comunicado nº19/2021, o horário de expediente da Receita Federal e da jurisdição da ALF/URA no feriado.

Confira como será o atendimento em algumas fronteiras:
Em Uruguaiana:

Data Dia Semana ALF/URA Sede PSR TA BR 290 Bagagem
11/10/2021 segunda-feira Sem expediente 08h às 18h 08h às 21h 24 horas
12/10/2021 Terça-feira Sem expediente 08h às 14h 08h às 21h 24 horas
 

Em São Borja:

Data Dia Semana IRF/SBA Sede CUF – Despacho CUF - Bagagem
11/10/2021 segunda-feira Sem expediente 08h às 18h 24 horas
12/10/2021 Terça-feira Sem expediente 08h às 14h 24 horas

Obs.: Para apresentação de despachos, seguir o estabelecido no Comunicado IRF/SBA/SAANA 001/2018.

Em Itaqui:

Data Dia Semana IRF/ITQ Sede Porto
11/10/2021 segunda-feira Sem expediente Sem expediente contribuinte/atendimento - Somente liberação de caminhão
12/10/2021 Terça-feira Sem expediente Sem expediente contribuinte/atendimento - Somente liberação de caminhão


Em Quaraí:

Data Dia Semana IRF/QUA Sede Aduana
11/10/2021 segunda-feira Sem expediente 08:30h às 12:30h e das 14:30h às 18:30h
12/10/2021 Terça-feira Sem expediente 08:30h às 12:30h e das 14:30h às 18:30h


Em Barra do Quaraí:

Data Dia Semana ARF/BQI
11/10/2021 segunda-feira 08h às 20h
12/10/2021 Terça-feira 08h às 20h

 

Em Porto Mauá:

Data Dia Semana IRF/PMA
11/10/2021 segunda-feira Sem expediente contribuinte/atendimento - Somente liberação de caminhão
12/10/2021 Terça-feira Sem expediente contribuinte/atendimento - Somente liberação de caminhão



Em Porto Xavier:

Data Dia Semana IRF/PXR Sede Aduana
11/10/2021 segunda-feira Sem expediente 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)
09h às 11h |16h às 18h (Travessia)
12/10/2021 Terça-feira Sem expediente 08h às 12h |14h às 18h (Expediente)
09h às 11h |16h às 18h (Travessia)


As demais fronteiras ainda não encaminharam as informações referentes aos expedientes deste feriado, assim que recebidas será feita a devida divulgação.

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A Multilog, concessionária que administra o Porto Seco de Jaguarão, informou através do Comunicado 26/2021, que desde o dia 1º de outubro, o recinto aduaneiro passou a trabalhar com Pré-Cadastro para os processos de Exportação, visando mais segurança aos motoristas e a garantia de acesso dos veículos ao recinto.

O procedimento é simples e fácil:
1. Você realizará o cadastro do seu veículo/exportação via sistema Genius e irá receber uma senha.
2. Conforme o fluxo de liberação dos veículos, serão divulgadas senhas via e-mail, as quais autorizam o direcionamento do veículo ao Porto.
3. Após receber a senha, o veículo terá 1h para ingressar no Porto Seco de Jaguarão.

Desta forma, o procedimento será mais seguro e ágil, evitando filas.

Clique aqui para acessar o manual de instrução para solicitação do Pré-Cadastro.

Fonte: Multilog Jaguarão

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Conforme já divulgado, para aprimorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado pelas Comissões Locais de Facilitação do Comércio Exterior, as Colfacs, o Ministério da Economia, através da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, publicou a Portaria Conjunta RFB/SDA/ANVISA Nº 61/2021, que disciplina o funcionamento e estabelece os locais de instalação das Colfacs. Anteriormente eram 15 Comissões divididas em diferentes regiões, a partir desta nova normativa, passam a ser 29 Colfacs.

A ABTI, como entidade representativa do setor, participa de maneira assídua das Reuniões de Uruguaiana e Foz do Iguaçu, já tendo participado também das Reuniões de São Paulo e Rio Grande. Com a criação das novas Comissões, a Associação já solicitou para participar também dos encontros de Dionísio Cerqueira, Curitiba, Corumbá, Ponta Porã e Porto Alegre.

As Reuniões das Colfacs buscam pela agilidade e desburocratização do comércio exterior, por meio de discussões entre usuários e órgãos representativos sobre propostas de aprimoramento dos procedimentos relativos à exportação, importação e ao trânsito de mercadorias. Desta forma, sendo fundamental a participação do setor privado, a fim de colaborar nos processos de implementação das disposições que facilitarão a atividade.

Na próxima segunda-feira (04 de outubro), acontece a 1ª Reunião da COLFAC de Curitiba, caso tenha algum questionamento a respeito da operação na jurisdição da Alfândega da Receita Federal de Curitiba, encaminhe para o e-mail comunicacao@abti.org.br. Confira as pautas que serão discutidas:

1. Regularização por parte de Declarantes de Mercadorias para adesão ao DTE (domicílio tributário eletrônico).
2. Apresentação OEA – Integrado – Palestrante Auditora Fiscal Luciana Couto do Centro OEA – RFB.
3. Portaria MAPA nº 385 de 25/08/2021 – Novos procedimentos para destruição de suportes de madeira de mercadoria importada. Em quais locais (recintos) poderão ocorrer a destruição, quais os prazos para adaptação aos novos procedimentos e quais os principais critérios utilizados pelo MAPA para determinação da destruição.
4. Propostas de melhorias no processo de vistoria das cargas de importação com madeira que chegam no Aeroporto Internacional Afonso Pena – MAPA.
5. Deferimento de Licenciamento de importação para bebidas pelo MAPA – explanar principais procedimentos realizados junto aos recintos jurisdicionados pela Alfândega de Curitiba.
6. Quais os procedimentos para notificação à ANVISA sobre casos suspeitos e confirmados de COVID-19 nos recintos alfandegados.
7. Anexação de DDA - dossiê digital de atendimento - às DIs que tratam de Admissão Temporária.
8. Melhoria nos prazos de verificação da integridade dos lacres nos processos de trânsito aduaneiro com chegada aos recintos aduaneiros jurisdicionados pela Alfândega de Curitiba.
9. Procedimentos para cumprir a Portaria ME nº 7.058, de 21/06/2021 que revogou a Portaria 150/82.
10. Sobre os limites de valor para atuar como declarante de mercadorias, comentar sobre o expressivo aumento no valor de frete internacional que está causando grande impacto na formação do valor aduaneiro de mercadorias. Instrução Normativa RFB nº 1984/2020, art. 17º, § 1º.

As demais Comissões ainda não informaram as datas das reuniões, assim que a Associação tiver conhecimento, fará a devida divulgação. Caso tenha pauta para ser tratada em alguma das reuniões, favor encaminhar com material de apoio para o setor de comunicação da ABTI.

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R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

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