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A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) tem o imenso prazer de anunciar que o Sr. Francisco Cardoso, ex-presidente da associação e atual 2º vice-presidente, foi laureado com o Prêmio AVANTT 2024, na categoria Mérito Institucional. Este reconhecimento é conferido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), destacando-se como um marco significativo no setor de transporte terrestre brasileiro.

O Prêmio AVANTT é uma iniciativa da ANTT com o intuito de reconhecer e incentivar as práticas e ações exemplares que contribuem significativamente para o avanço e a regulamentação do setor de transportes terrestres no país. A categoria Mérito Institucional, especificamente, homenageia indivíduos, autoridades, e personalidades que tenham prestado serviços notáveis ao setor, sendo a escolha do Sr. Cardoso um testemunho do seu incansável empenho e dedicação ao longo de sua gestão na ABTI.

A cerimônia de premiação está agendada para o dia 06 de março de 2024, às 18h00, na sede da ANTT em Brasília-DF. O prêmio Mérito Institucional destaca indivíduos e personalidades que tiveram impacto positivo no setor de transportes terrestres. Cardoso recebe esta homenagem pela sua dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do transporte e infraestrutura terrestre nacional e internacional.

A ABTI parabeniza a Francisco, por este reconhecimento e agradece sua contribuição para a associação e o setor como um todo. Este prêmio reforça a importância das contribuições individuais para o avanço e a regulamentação do transporte terrestre no país, incentivando a continuidade do trabalho dedicado e a busca por melhorias no setor.

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O preço do litro do diesel comum e S-10 repassado ao motorista aumentou em quase todo o país na primeira quinzena de fevereiro. É o que aponta a última análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa. O litro do comum ficou 0,50% mais caro, ante o fechamento de janeiro, e foi encontrado a média de R$ 6 nas bombas de abastecimento do país. Já o tipo S-10 registrou acréscimo de 0,66% e foi vendido a R$ 6,14.

"As altas no preço do diesel seguem a tendência do início da vigência das novas alíquotas do ICMS em fevereiro, que encareceu o combustível repassado ao caminhoneiro, fazendo a média nacional cravar acima de R$ 6, como é o caso do diesel S-10", destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

A Região Nordeste liderou o ranking do maior aumento no preço dos dois tipos, com o comum 1,66% mais caro e comercializado a R$ 6,12; e o S-10 com incremento de 1,31% e média de R$ 6,17. Ainda assim, a Região Norte apresentou o preço médio mais alto de todo o território nacional para ambos - R$ 6,62 comum e R$ 6,51 o S-10.

Apenas a Região Sul registrou redução no preço do diesel comum, que ficou 0,51% mais barato, ante janeiro, e fechou a quinzena a R$ 5,80. Em contrapartida, o S-10 vendido nos postos sulistas encareceu 0,51% e foi comercializado a R$ 5,90. Entre as regiões, essas foram as médias mais baixas para os dois tipos de diesel. Apenas o Sudeste apresentou estabilidade no preço do tipo comum, vendido a R$ 5,91, e o Norte para o S-10.

Entre os destaques por estado, o Amazonas registrou o maior acréscimo no preço do diesel comum, de 5,48%, que fechou a quinzena a R$ 6,54. Já a maior média do país para esse combustível foi encontrada nas bombas de abastecimento de Roraima, a R$ 7,11. Também houve redução e a Paraíba liderou com o recuo mais expressivo no preço do tipo comum, de 1,62%, que fechou a R$ 6,08. Porém a média mais baixa foi encontrada no Paraná, a R$ 5,72.

Na Bahia o diesel S-10 fechou a R$ 6,25 com aumento de 3,65%, o maior entre os estados. Mas o S-10 mais caro foi encontrado nos postos de abastecimento do Amapá, a R$ 7,46. Entre as reduções para esse combustível, a maior, de 0,33%, foi registrada no Maranhão, onde o preço do litro fechou a R$ 6. Já a média mais baixa foi comercializada nas bombas do Paraná, a R$ 5,86.

Fonte: Revista Caminhoneiro

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A concessionária Multilog divulgou dados referentes às estatísticas de tempos de permanência de caminhões no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana no mês de janeiro.

Os tempos totais de liberação no primeiro mês do ano ficaram em 46h12min para importação e 02h33min para exportação. Uma leve diminuição comparado com dezembro de 2023 quando os tempos médios das liberações foram de, respectivamente, 46h34min na impo, e 02h51min na expo.

Já o número de ingressos no porto seco foi de 9.300 caminhões. Nas operações de exportação, o volume foi de 6.455 veículos ingressos, enquanto nas operações de importação, o número de veículos foi de 2.845.

Entre importação e exportação, movimentou-se um total de 210.734 toneladas no primeiro mês do ano. Já o valor total movimentado no mês, em dólares, chegou a US$ 454,7 milhões.

Deste valor registrado, a importação contribuiu com US$ 153,5 milhões, e exportação com US$ 301,1 milhões.

Clique aqui para fazer o download das informações completas.

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Cep: 97502-360
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