Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

A exigência de entrada e desembaraço de bens ou mercadorias pela aduana de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste do Estado, não é mais obrigatória para as importações terrestres com incentivos fiscais vindas do Paraguai ou de qualquer outro país do Mercosul.

A mudança foi definida pelo Governo do Estado em atenção aos pleitos de empresários, importadores e da própria Multilog, concessionária que opera o porto seco, em razão do aumento excessivo do fluxo de cargas desde o início do ano. Em 1º de janeiro de 2024, a passagem por Dionísio Cerqueira tornou-se obrigatória em cumprimento à Lei Estadual 17762/2019, aprovada pela Assembleia Legislativa em 2019. Com a mudança, o tempo de espera na liberação das importações passou a ser maior, podendo chegar em alguns casos a dez dias.

Para aliviar o problema, o Governo do Estado incluiu o Paraguai entre as exceções, a exemplo do que já prevê a legislação estadual em relação ao Uruguai. A mudança está na Medida Provisória 262/2024 publicada na edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 9.

Além disso, a Medida também estende a permissão de entrada das mercadorias e dos produtos beneficiados por adunas de outros Estados, no período de três meses, entre 9 de fevereiro de 2024 e 9 de maio de 2024.

Foi divulgado que nesta semana também será publicado um decreto regulamentando esta mesma MP. Como o decreto terá efeito retroativo, as importações com incentivo fiscal vindas de qualquer país do Mercosul desde o dia 9 de fevereiro já não terão necessidade de entrar por Dionísio Cerqueira.

A ABTI está acompanhando o Diário Oficial de Santa Catarina para informar aos associados sobre a publicação do decreto, de forma a facilitar aos transportadores a possibilidade de alteração de trânsito para outras fronteiras aos seus clientes.

Segundo a Secretaria da Fazenda de SC, durante esse período de três meses serão realizadas tratativas junto aos setores envolvidos, incluindo o Poder Legislativo do estado, em busca dos melhores encaminhamentos para o tema.

"Embora a aduana funcione sob concessão federal e a legislação estadual tenha sido criada a partir de demanda levada à Assembleia Legislativa em 2019, a Secretaria da Fazenda vem monitorando a situação desde que a nova regra entrou em vigor, considerando a hipótese de rever a determinação de acordo com a necessidade", diz o comunicado oficial do estado sobre o tema.

Demanda excessiva - A passagem obrigatória das importações com incentivo fiscal dos países do Mercosul por Dionísio Cerqueira entrou em vigor em 1º de janeiro — a exigência era prevista pela legislação estadual desde 2019, mas foi prorrogada sucessivamente em razão da Covid-19. O dispositivo vale apenas para a concessão de benefícios específicos de importação para comercialização.

A nova regra, que até então incluía o Paraguai, por exemplo, atraiu para Dionísio Cerqueira um volume expressivo de cargas que antes eram desembaraçadas em outras fronteiras. Na prática, a mudança resultou em um fluxo excedente de caminhões no local, pois a aduana do Extremo-Oeste do Estado representa a única ligação oficial de Santa Catarina com os países que compõem o bloco econômico.

Inaugurada em dezembro, a nova estrutura do porto seco de Dionísio Cerqueira terá sua capacidade de operação ampliada gradativamente. A própria operadora da aduana, em ofício enviado à Fazenda/SC, reconhece o "atual cenário de concentração de veículos de carga aguardando para ingressar" no local e sugere providências ao Governo do Estado no sentido de flexibilizar a legislação vigente por tempo determinado, com a utilização deste tempo para a realização de estudos visando a adequação à norma.

Com informações de SEF/SC

Leia Mais

O prazo para as Empresas de Transporte de Cargas (ETCs) realizarem o processo de Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) encerra-se neste mês, no dia 26/2.

A revalidação é uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e é fundamental para manter as atividades no transporte de cargas. A medida visa a atualização dos dados cadastrais dos transportadores e de seus veículos, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção dos registros.

O não cumprimento das obrigações de Revalidação Ordinária pode resultar na suspensão do Registro, impedindo o exercício da atividade de transporte rodoviário de cargas, além da aplicação de multas de até R$ 3 mil.

É importante que as empresas de transporte cumpram com os prazos estabelecidos e busquem a atualização e revisão de seus dados junto à ANTT para evitarem as penalidades que serão aplicadas após a data.

A ABTI está sempre pronta para orientar os associados sobre todos os procedimentos e processos necessários para realizar a revalidação e evitar qualquer inconveniente que impeça a continuidade das operações.

Dispomos de uma equipe especializada e dedicada, capaz de fornecer um caminho claro e descomplicado para que as transportadoras cumpram com suas exigências licitatórias.

Entre em contato e tire suas dúvidas:

E-mail: registros@abti.org.br

Telefone: (55) 98141-0123

Leia Mais
Ajude o SEST SENAT a formar motoristas

O SEST SENAT de Uruguaiana/RS está promovendo o Projeto Mais Motoristas, uma importante iniciativa que busca aumentar o número de profissionais qualificados como motoristas em nosso setor. Este projeto não só responde à crescente demanda por motoristas qualificados, mas também promove a empregabilidade e geração de renda no país.

E precisamos da sua ajuda! De 5 de março a 4 de abril, o projeto entrará na fase de aulas práticas. Para isso, é necessário um conjunto de veículos (caminhão trator e semirreboque) para uso nas aulas . Esta é uma oportunidade para a comunidade empresarial contribuir diretamente com a formação de novos profissionais e capacitação do transporte.

A iniciativa do SEST SENAT é gratuita e consiste em financiar a mudança de categoria de CNH nos Centro de Formação de Condutores, além de oportunizar a qualificação profissional na Escola de Motoristas da organização. A Escola capacita condutores em curso teórico de 95 h/a, incluindo um curso regulamentado para transporte como MOPP ou Cargas Indivisíveis, e oportuniza 12h/a de prática veicular, com aulas coletivas e individuais.

Em 2023 foram abertas as inscrições para os interessados. Primeiramente, a unidade de Uruguaiana beneficiaria apenas 12 candidatos, mas uma decisão da diretoria garantiu a todos os 184 inscritos da unidade o benefício.

No momento já há um grupo com a nova habilitação e pronto para iniciar a Escola de Motoristas. Logo após a carga horária teórica será iniciada a qualificação prática e é para o desenvolvimento destas que está sendo solicitado o auxílio dos transportadores.

Se você associado tem a possibilidade de emprestar um veículo para este propósito, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail: comunicacao@abti.org.br ou pelo telefone (55)98156-0000.

Sua colaboração será fundamental para o sucesso deste projeto e para a formação de novos profissionais qualificados em nosso setor.

Leia Mais

R. dos Andradas, 1995 - Santo Antônio
Uruguaiana - RS - Brasil
Cep: 97502-360
abti@abti.org.br

logoBoto

Siga-nos

1.png 2.png 3.png 4.png 

+55 55 3413.2828
+55 55 3413.1792
+55 55 3413.2258
+55 55 3413.2004